Como a nota do ENEM é calculada?

Após a realização da prova, uma outra apreensão toma conta dos estudantes: qual será a minha nota? A espera pelo resultado oficial gera ansiedade, especialmente quando não entendemos muito bem como a nota do ENEM é calculada. Afinal, mesmo com o gabarito em mãos, a prova segue alguns métodos específicos para os cálculos da média final do exame. Vamos entender?

Método de cálculo da prova do ENEM

O ENEM utilizada o TRI (Teoria da Resposta ao Item), que segue alguns critérios, como os níveis de dificuldade das questões. Cada questão possui um peso nesses níveis, que variam entre fácil, médio e difícil. Os estudantes também serão avaliados de acordo com a média total de acertos.

Exemplo: se a média geral de acertos na prova de matemática foi de 19 questões em um total de 45, o 19 será o ponto de equilíbrio da régua, sendo uma linha de referência para o cálculo final, que classifica os estudantes de acordo com os pontos que conseguem.

Outro item que influencia na nota é o parâmetro de causalidade. Conforme o computador lê as respostas (sim, a prova é corrigida por uma máquina, por isso é importante preencher o gabarito seguindo todas as recomendações), ele classifica o estudante em níveis de domínio do conhecimento.

Explicando de forma mais simples, o computador tenta estabelecer um parâmetro para a nota dos alunos. Quem vai bem nas questões mais difíceis e também erra pouco as fáceis é colocado em um nível alto de dificuldade. Já quem acerta poucas difíceis, mas em compensação erra muitas questões fáceis, pode ter sua nota prejudicada pois o computador entende“chutes”, já que um aluno com pontuação alta teria condições de acertar as questões mais simples.

Por isso, o cálculo da nota do ENEM é tão complexo e não engloba apenas o número de questões acertadas. O intuito do Inep é estabelecer um nível de domínio do conhecimento para que o estudante esteja preparado para o ingresso na universidade, além de medir as condições da educação no país.

Além disso, o método evita a crença que a sorte pode ajudar na prova. No caso do ENEM, o mais importante é uma boa preparação, concentração e alta capacidade lógica e de interpretação. Chutar não vai funcionar!

E a redação?

É a única parte da prova que não segue o método TRI. Sua nota vai de 0 a 1000, número definido pelo corretor, levando em conta apenas o desempenho do próprio candidato.