• novcaminhos

8 temas da atualidade que podem cair no ENEM


Além da redação e das matérias tradicionais, como português, física e matemática, o estudante que vai fazer a prova do ENEM deve ficar ligado nas atualidades. Apesar de parecer fácil, pois todo mundo acaba conversando e lendo sobre alguns fatos, não basta “achar” e sim saber interpretar os principais acontecimentos no Brasil e no mundo no ano da prova.

Confira alguns dos assuntos mais comentados esse ano que podem ser abordados na prova e que vale a pena ler um pouco mais:

1 - Refugiados

Um dos assuntos mais comentados nos últimos anos é a guerra da Síria, que provocou uma fuga em massa do país de diversos refugiados que buscam abrigo em diversos países na Europa. 2 – Crise na Venezuela Outro assunto que também tem relação com refugiados é a crise na Venezuela, que impulsionou a vinda de muitos refugiados para o Brasil, pela fronteira com Roraima. 3 - Eleições

Ano de eleição não dá para ignorar, não é mesmo? No ENEM, o assunto pode ser abordado sobre os conceitos de política, partidos, cidadania e direitos da população. É um tema forte também para a redação.

4 - Greve dos caminhoneiros

A greve dos caminhoneiros parou o Brasil em maio de 2018 e é um tema que pode ser abordado na prova. É importante entender como o país é dependente do transporte de cargas por rodovias e o uso de combustíveis fósseis. Também é um tema que pode gerar assunto para redação.

5 - Fake News

Em tempos de redes sociais e grupos do whatsapp, as fake news (notícias falsas, traduzido para o português) têm dominado as conversas sobre política, segurança, entre outros assuntos. Além de produzirem boatos, elas podem se tornar perigosas, influenciarem eleições e causarem tumulto, como as sobre surtos de doenças. É um tema bastante atual para a redação também.

6 - Epidemias e vacinas

Outra notícia que movimentou o noticiário foi casos de doenças que, até então, estavam erradicadas, como o sarampo, rubéola, poliomielite e difteria. A prova pode abordar a origem das doenças, sintomas, vacinas e formas de tratamento, assim como os possíveis motivos do porquê elas voltarem a assustar os brasileiros.

7 - Coreias

Fora do Brasil, a reaproximação das Coreias foi um assunto bastante comentado. Intermediada pelo Estados Unidos, as Coreias do Norte e do Sul assinaram uma declaração de paz, incluindo até uma promessa de acabarem com o arsenal nuclear dos países. 8 - Donald Trump

O polêmico presidente americano, Donald Trump, também pode ser assunto no ENEM. Além de diversas notícias controversas, como a retirada dos Estados Unidos do Tratado do Pacífico e da Unesco, Trump também foi alvo de críticas com a dura política contra os imigrantes, que tiveram seus filhos separados.

#ENEM #temas #atualidades #cairnoENEM #ENEM2018

  • Branca Ícone Instagram

Contato

Telefone:

(13) 3251.5174

E-mail:

caminhos@escolanovoscaminhos.com.br

Localização:

Av. Senador Pinheiro Machado, 495 - Santos/SP.