top of page
  • novcaminhos

O desafio das crianças consumistas: Como lidar?


“Eu quero!”, “Compra pra mim?”. Essas são apenas algumas das frases que pais estão acostumados a ouvir diariamente. É normal que crianças gostem de ganhar presentes, mas é preciso ficar atento aos exageros.

Nossa sociedade vive atualmente cercada de estímulos publicitários, com tentações vindas de todos os lados. E essa influência também atinge as crianças, que ficam suscetíveis a apresentar comportamento consumista e, pior, cada vez mais cedo.

Para combater esse padrão, que pode piorar bastante na adolescência e trazer consequências para a vida adulta, os pais devem pensar na educação financeira da família.

Como identificar se meu filho é uma criança consumista?

É importante saber qual é a situação na sua casa. Crianças consumistas tendem a apresentar atitudes como:

- Achar que precisa ter tudo o que vê em propagandas;

- Ficar muito frustrada se não ganhar o presente que queria;

- Deixar o presente de lado logo depois de ganhá-lo;

- Gastar muito rápido a mesada, pedindo mais dinheiro sempre.

Pais são responsáveis

Mesmo com todas as propagandas, a dinâmica familiar é que causa o consumo excessivo em crianças. O comportamento da criança - em todos os âmbitos - é diretamente influenciada pelo exemplo dos outros membros da família, especialmente os pais.

Então, não basta dizer, tem que fazer também! Se a criança vê os pais comprando tudo o que desejam, com passeios frequentes ao shopping e acumulando dívidas, ela vai repetir esse comportamento.

Educação financeira

Além de dar o exemplo, os pais também devem incluir a criança em assuntos sobre as finanças da família desde cedo. Para isso, definir uma mesada e explicar que ela não poderá pedir dinheiro extra e que deve controlar o que gasta durante esse mês é um dos passos. Outra ideia é presenteá-la com um cofrinho e explicar que juntando todo o dinheiro é possível comprar o que ela deseja.

Também é importante que as crianças saibam da onde vem o dinheiro e para onde vai. O pagamento de contas corriqueiras, como luz, água e gás não é “palpável” para a criança entender que é preciso fazer uma reserva. Assim como plano de saúde, mensalidade escolar e compras do mês. Os pequenos precisam entender tudo tem um preço!

bottom of page