top of page
  • novcaminhos

Hora da história: Conheça aplicativos de leitura digital


A tecnologia também chegou aos livros. Cada vez mais, equipamentos digitais substituem as páginas dos livros e dão vida à clássicos literários de uma forma diferente e igualmente lúdica.

Apesar da importância de controlar o uso da tecnologia - tudo em excesso faz mal, certo? - há recursos muito interessante para crianças e jovens manterem o interesse por leitura mesmo com tablets e smartphones.

Os aplicativos podem incentivar o hábito de leitura, especialmente nas crianças nascidas neste boom tecnológico. Já os adolescentes podem aproveitar os apps para estudar em qualquer lugar, facilitando a compreensão do conteúdo dado em sala de aula.

Conheça ótimos aplicativos para leitura:

Kindle

O Kindle é um dos aplicativos mais famosos. Disponível pela Amazon, ele permite fazer downloads de diversos e-books, desde clássicos a novos títulos. O usuário pode fazer ajustes no tamanho do texto e na cor do fundo, além de ter dicionários que auxiliam as crianças a compreenderem algumas palavras. Disponível em iOS e Android, o aplicativo é gratuito e possui muitos títulos disponíveis.

Play Kids Stories

O PlayKids Stories é uma biblioteca digital com mais de mil livros livros, voltados para crianças entre 4 e 10 anos. São clássicos da literatura e também desenhos mais recentes, como os sucesso da Disney e Marvel. Disponível em iOS e Android, o aplicativo tem algumas histórias gratuitas, mas exige pagamento de taxas para acessar todo o catálogo. Inventeca Outro aplicativo bem legal é o Inventeca, que estimula as crianças a contarem as próprias histórias, o que estimula a criatividade e a imaginação dos pequenos. Disponível em iOS e Android, o aplicativo é gratuito.

Crianceiras

O Crianceiras não é exatamente um aplicativo de leitura,mas estimula o gosto por poesia de forma incrível. A tecnologia traz dez poemas de Manoel de Barros em formato de músicas cantadas por Márcio de Camilo, com lindas ilustrações feitas pela filha do poeta, Martha Barros.

bottom of page