top of page
  • novcaminhos

Convivência com os avós traz benefícios para desenvolvimento das crianças


Quem não guarda com carinho as lembranças de infância na casa dos avós? O aroma do bolinho de chuva, chocolate quente, brincar de bola na sala e aquele cafuné gostoso da soneca da tarde. Essa convivência ajuda a formar cidadãos que respeitam os mais velhos, tratando todos com empatia.

E isso só acontece quando a família estimula esse contato, entendendo a sabedoria dos membros mais experientes e deixando que eles exerçam seu papel na educação dos pequenos. Claro, sempre respeitando a autoridade dos pais. A responsabilidade e o dever de educar é dos pais, mas é importante a cooperação dos avós nesta importante missão.

Avós servem como modelos, pela experiência de vida e sabedoria na hora de enfrentar situações difíceis. Com isso, a criança desenvolve habilidade emocionais e crescem mais seguras, do seu potencial social e profissional. Esse vínculo é ainda mais reforçado quando os avós ajudam a cuidar dos pequenos, quando os pais trabalham fora, por exemplo. São crianças mais amorosas, sociáveis, engajadas na escola e que demonstram mais compaixão com o próximo. Já para os avós, a convivência com os netos pode render frutos até para a saúde. Estudos mostram que idosos que cuidam de crianças são mais ativos e têm expectativa de vida maior, já que aceitam melhor novas ideias, aperfeiçoando sua disposição física e emocional.

bottom of page