3 dicas para facilitar a volta às aulas

As férias estão acabando! Só de ouvir essa frase, muitos pais já estremecem com as próximas semanas, marcadas por birra, dificuldade para acordar e muitas reclamações. Mas você sabia que é possível dar uma ajudinha para que crianças e adolescentes recuperem a rotina de forma mais fácil e sem tanto sofrimento?

É importante que a família volte ao ritmo escolar gradualmente, com pequenas mudanças na rotina.

Confira as 3 dicas infalíveis para uma volta às aulas sem dramas:

1 - Compra do material escolar

Um dos primeiros compromissos do ano é a compra do material escolar, certo? Então a família pode incluir o estudante na tarefa, para que ele já vá se acostumando com a ideia que logo as aulas irão voltar. Também é uma forma dele se animar com os objetos novos. Quem não vê a hora de estrear uma agenda novinha, não é mesmo?

2 - Horários

Outra adaptação que precisa ser feita é com os horários de acordar e dormir. Se o aluno estuda de manhã, não é saudável que ele fique na cama até a hora do almoço. Vai ser bem difícil - de uma hora para outra - ter que pular cedinho da cama e vestir o uniforme. A família deve ir adiantando o horário de acordar gradualmente, até chegar no horário das aulas. E isso também vale para a hora de ir para a cama. Nada de ficar até tarde vendo TV.

3 - Prepare o emocional

Esse é o ponto mais importante. Muitas vezes a família ignora que a dificuldade na adaptação da volta às aulas tem a ver com questões emocionais. Há quem vá mudar de escola, sala e o medo do que a nova série prepara, especialmente aqueles que vão para o Ensino Médio.

Converse, muito, para que ele se sinta acolhido dentro do lar e traga qualquer medo ou preocupação para a família. E evite ao máximo gerar expectativas e ansiedade exacerbada com cobranças neste momento. É hora de relaxar!