Como ajudar o seu filho na adaptação de uma nova escola?

As famílias que escolheram uma nova instituição para continuar os estudos dos filhos sabem bem que uma fase de adaptação nem sempre é fácil. Esse é um momento importante, que exige paciência e empatia, e os pais têm papel fundamental nesse processo.

Dicas para ajudar a adaptação em uma nova escola

Com professores e colegas novos, além das próprias mudanças nas regras e estrutura física, uma nova escola pode parecer um desafio enorme para crianças e adolescentes. Então, nossa primeira dica é não “diminuir” esse sentimento de medo e ansiedade que pode surgir.

Dê importância para o que seu filho estiver sentindo, trazendo segurança e apoio. Fazendo isso, a família partilha de uma importante lição: que mudanças podem trazer insegurança, mas que juntos será possível superar qualquer obstáculo que surgir. É fundamental que ele saiba que pode contar com os pais em qualquer situação!

Para ajudar os filhos nesta adaptação, os pais devem participar da integração, conhecendo o ambiente escolar e conversar sobre os motivos que o fizeram a optar pela instituição. Outro ponto que ajuda é incluir o aluno na fase da escolha, o que ajudará bastante no processo.

Também é benéfico lembrar que ele não precisará cortar os laços com os amigos da escola antiga, por exemplo. Incentive encontros e mostre que uma nova escola também trará benefícios neste sentido, com a possibilidade de conhecer pessoas novas e fazer mais amigos. Cuidado com a sua insegurança!

Pais costumam ficar tão inseguros quanto os filhos nesta fase. Por isso, o ideal é segurar a emoção e demonstrar que a família inteira está confiante que a nova escola é uma ótima escolha.