top of page
  • novcaminhos

Luta contra o Aedes Aegypti: Como eliminar os focos do mosquito?


O Aedes Aegypti é conhecido como o “mosquito da dengue”, mas ele também transmite a chikungunya e o vírus zika. É preciso estar sempre atento no combate aos focos de proliferação do mosquito, nossa principal arma contra as doenças. Vamos aprender alguns cuidados gerais*?

Para a prevenção das doenças transmitidas pelo Aedes Aegypti

Para evitar a entrada do mosquito em cada, utilize telas em janelas e portas. Vale também utilizar mosquiteiros do tipo dossel em camas, mas certifique-se que não há nenhum mosquito dentro da barreira. No dia-a-dia, use roupas claras e aplique repelentes nas áreas expostas.

Como evitar a proliferação do Aedes Aegypti? O Aedes aegypti é um mosquito doméstico, ou seja, ele vive nos centros urbanos, perto do homem. Tem hábitos diurnos e se alimenta de sangue humano, sobretudo ao amanhecer, preferencialmente ao entardecer.

Sua reprodução acontece em água limpa e parada, a partir da postura de ovos pelas fêmeas. Os ovos são colocados e distribuídos por diversos criadouros. Por isso, precisamos controlar a proliferação. Com medidas simples, podemos acabar com os recipientes com água parada – ambiente propício para procriação do Aedes aegypti.

Cuidados dentro das casas e apartamentos:

- Tampe os tonéis e caixas d’água;

- Mantenha as calhas sempre limpas;

- Deixe garrafas sempre viradas com a boca para baixo;

- Mantenha lixeiras bem tampadas;

- Deixe ralos limpos e com aplicação de tela;

- Limpe semanalmente ou preencha pratos de vasos de plantas com areia;

- Limpe com escova ou bucha os potes de água para animais;

- Retire água acumulada na área de serviço, atrás da máquina de lavar roupa. Área externa de casas e condomínios: - Cubra e realize manutenção periódica de áreas de piscinas e de hidromassagem;

- Limpe ralos e canaletas externas;

- Atenção com bromélia, babosa e outras plantas que podem acumular água;

- Deixe lonas usadas para cobrir objetos bem esticadas, para evitar formação de poças d’água;

- Verifique instalações de salão de festas, banheiros e copa. Denuncie focos do Aedes Aegypti

Se você identificou algum foco do mosquito que e não pode ser eliminado pelos moradores, como em terrenos baldios ou lixo acumulado na rua, a Secretaria Municipal de Saúde de sua cidade deve ser acionada para remover os possíveis criadouros.

*Informações da ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar)

bottom of page