Por que acompanhar a rotina escolar dos filhos?

Todos concordamos que uma boa formação educacional é importante para proporcionar um futuro de sucesso e oportunidades para os filhos. Mas é preciso rever alguns conceitos quanto à participação dos pais na vida escolar. Não basta comparecer às reuniões bimestrais. É preciso um maior engajamento para valorizar o aprendizado.

Como participar mais?

O primeiro passo é construir um ambiente de estudo adequado em casa, afinal a criança ou adolescente precisa se sentir acolhido no lar. Mesa e cadeira adequadas, com iluminação e todo o material necessário, são fundamentais.

Os pais também devem se preocupar em conhecer o ambiente escolar desde o príncipio, assim como os professores, participar dos eventos e conversar diariamente com os filhos sobre os acontecimentos na escola. A presença física deixa o emocional dos alunos mais fortalecido, trazendo segurança e tranquilidade.

Também é interessante que os pais busquem estreitar as relações com outros pais de alunos e funcionários que convivem com os filhos. Assim ficará fácil se sentir à vontade na escola, tornando o “participar” mais fácil.

Tecnologia como aliada

Uma outra forma de se mostrar atuante é a Internet. Siga a escola nas redes sociais e acompanhe as publicações, curtindo e comentando. Isso mostra à direção que os pais são atuantes e incentiva uma vontade crescente de manter a excelência na educação e no atendimento.