5 profissões para quem é fera em matemática

Uma das decisões mais difíceis do Ensino Médio é a escolha de uma carreira. Apesar de muitos adolescentes já terem certeza do que desejam para as suas vidas profissionais, é natural que outros não saibam por onde começar. Uma boa dica para descomplicar essa escolha é fazer uma autorreflexão sobre as matérias com quem tem mais afinidade.

Hoje, vamos falar de matemática. A disciplina é o terror de muita gente, mas há quem goste e se dê bem com os números. Se esse é o seu caso, já pensou que é assim que você pode escolher a sua profissão?

Profissões para quem gosta de matemática. Quais são?

A matemática é fundamental para o desenvolvimento de muitas ciências. Assim como a desenvoltura para raciocínio lógico, decisivo para a resolução de problemas das mais diversas áreas. Confira cinco cursos universitários que são boas escolhas para quem gosta de matemática:

1. Administração Quem gosta de números, mas se considera uma pessoa de “humanas”, pode encontrar no curso de Administração uma carreira satisfatória. O profissional da área tem muitas oportunidades no mercado de trabalho, sendo responsável por gerenciar recursos materiais, humanos e financeiros de instituições públicas e privadas. Como o administrador planeja estratégias e precisa alcançar metas sempre, a Matemática aparece com uma ferramenta importante na sua rotina de trabalho. Tanto que entre as diversas matérias do curso, aparecem disciplinas como Cálculo, Estatística, Matemática Financeira e Métodos Quantitativos Aplicados.

2. Economia

A área das Ciências Econômicas é considerada parte das Ciências Humanas, ium segmento promissor que equilibra o gosto pelos números e a desenvoltura com soluções que visam o humano. Ao longo da graduação, o aluno estudará Contabilidade, Matemática Financeira, Finanças, Estatística, dentre outras. Com quatro anos de duração e título de bacharel.

3. Ciências Contábeis Chegamos a um dos cursos mais procurados por quem gosta de matemática: Ciências Contábeis! O contador é o responsável pelos números da empresa, gerenciando gastos e despesas. Seu papel é fundamental para auxiliar o empresário em decisões de mercado. Qual a melhor hora de investir? É o momento da empresa se expandir? Como minimizar os efeitos de uma crise? Essas são algumas questões que estão no escopo do trabalho do contador, que ainda pode atuar ainda como consultor e auditor, prevendo em combatendo fraudes e práticas ilícitas.

Entre as matérias do curso, Contabilidade de Custos, Gestão Tributária, Contabilidade Gerencial e Auditoria Contábil.

4. Automação Industrial Um dos cursos do “futuro” é Automação Industrial, que vai associar sua paixão pelos números no desenvolvimento e criação de máquinas para a indústria. O profissão é responsável por projetar equipamentos e desenvolver os componentes robóticos para automóveis, aviões, computadores e quaisquer tipos de aparelhos eletrônicos. Onde a Matemática se encaixa? Disciplinas como Estatística, Álgebra e Lógica podem aparecer na grade curricular da Automação Industrial, afinal muitas das resoluções exigem pensamento lógico e cálculos.

5. Engenharias Uma das áreas mais promissoras para quem gosta de matemática é a engenharia. Com dezenas de cursos para escolha, os conceitos de matemática sempre são necessários para criar e implementar soluções na construção de edificações e equipamentos