Carnaval com crianças: Veja como curtir a folia com segurança

É Carnaval! Em muitas cidades, as bandas já agitam as ruas e logo bloquinhos e escolas de samba entram na avenida. Fora, as matinês em locais fechados. Para as famílias que não deixam de curtir os dias de folia, o Carnaval com crianças não é motivo para ficar em casa. Mas é preciso alguns cuidados para não expor os pequenos a riscos. Vamos conferir algumas dicas?

Dicas para curtir o Carnaval com crianças

Nossa primeira dica é buscar opções de blocos ou bailinhos voltados para o público infantil ou com perfil mais familiar, que aconteçam durante o dia. A escolha do local também é um ponto importante, pois quanto mais arborizado o ambiente, melhor.

- Cuidado com aglomerações. Use pulseiras de identificação, com nome dos pais e contato;

- Em festas na rua, tenha atenção aos pontos de acesso aos carros para evitar atropelamentos;

- Fique longe dos carros de som e das baterias, para preservar a audição dos pequenos o máximo possível. Vale usar protetores auriculares. Alguns danos são irreversíveis;

- Na pele das crianças, use apenas tinta e maquiagem atóxicas e hipoalergênicas, próprias para o público infantil. Não use nada na área dos olhos;

- Não compre e nem incentive o uso de espuma de spray, pois é inflamável;

- Cuidado com confetes, que podem causar engasgos. Do tipo de alumínio, brilhantes, podem cortar. Prefira os de papel;

- Para as fantasias, vista os pequenos com tecidos leves e confortáveis. O algodão é a melhor escolha!

- Chapéu é adereço obrigatório, assim como calçado confortável;

- O protetor solar deve ser reaplicado a cada três horas, assim como o repelente;

- Não coloque nenhum adereço no pescoço, como cordões, para evitar estrangulamento.

E o principal: Respeite o limite das crianças e não fique tempo demais. Se notar sinais de sono ou irritação, é hora de ir para casa.