Qual o melhor horário para estudar?

Muitas vezes, crianças e adolescentes enfrentam dificuldades com avaliações importantes por que não encontram bem uma forma mais saudável de estudar. E essa situação pode estar ligada ao horário de estudo. Afinal, qual o melhor horário para estudar?

Essa resposta é bastante individual. Não existe um horário fixo para todas as pessoas. É preciso avaliar bem em quais horários o estudante se sente mais disposto, seja de manhã, à tarde ou até durante a noite.

A importância do sono

Antes das dicas para para identificar qual dos períodos combina mais com você, precisamos falar sobre a importância do sono. Independente da hora escolhida para estudar, o estudante precisa estar em dia neste quesito.

Durante os estados mais profundos do sono, o corpo humano libera uma série de hormônios, renova as células e “fixa” o que foi aprendido durante o dia que passou. Por isso, dormir mal desregula todo esse fluxo e torna mais difícil que a criança e o adolescente tenham disposição para estudar, independente do horário.

Ambiente também influencia na disposição

Outro ponto importante é o ambiente, que deve favorecer a produtividade. Para isso, os pais devem investir em um cantinho de estudos, com mesa e cadeira confortável, além de ter atenção com a iluminação. É importante que o local não tenha distrações, como televisão e videogame.

E, uma dica extra: evite que a cadeira esteja voltada para janelas e próxima de ambientes muito barulhentos.

Agora sim: Qual é o melhor horário para estudar?

Cada período do dia apresenta pontos positivos e negativos. Vamos explorar cada um deles!

Estudar de manhã

O principal benefício é estar mais descansado. A luminosidade e a temperatura também são pontos positivos. Mas é preciso analisar se o estudante se sente mais alerta de manhã ou é daqueles que demora a “despertar”. Sabe aquela história de “não sou uma pessoa do dia”? A autorreflexão é mais ou menos por aí.

No caso das crianças, os pais já sabem como é o ritmo de cada filho. Alguns logo pulam da cama, animados com o dia. Enquanto outros, nem tanto.

Durante a tarde

A tarde também é uma opção, especialmente após chegar da escola. Mas, lembre-se, que é um período mais quente e logo após o almoço, o que traz mais “moleza”. Uma dica boa é estudar após uma breve soneca (breve mesmo, no máximo 40 minutos).

Noite

É o período mais usado por quem vai para a escola durante a tarde. Mas é preciso ter mais atenção à luminosidade, para não prejudicar a visão. Além disso, virar a madrugada estudando pode desregular o sono, tornando ainda mais difícil a tarefa de se concentrar em outros períodos.

Você vai saber a resposta!

Faça um teste! Experimente estudar um tempo em cada período e verificar o que você sente. Quando foi mais fácil se distrair e quando você conseguiu efetivamente se concentrar.