top of page
  • novcaminhos

Como incentivar a autoproteção da criança?


Você já ouviu falar em autoproteção? É o instinto que temos para nos proteger de situações que nos coloquem em risco. E isso pode ser estimulado desde a infância, sendo uma importante ferramenta dos pais para proteger as crianças de qualquer tipo de violência ou insinuação indevida.

Afinal, por mais que essa seja a nossa vontade, não estamos 100% do tempo ao lado dos nossos filhos para garantir esse cuidado. Por isso, manter um diálogo aberto e informar a criança sobre essas situações ajuda a criar uma relação de confiança entre a família.

Autoproteção na infância

Quando uma criança é instruída sobre autoproteção ela vai reconhecer as situações abusivos e saber agir diante deste cenário. Isso é importante não só quando ela é a vítima, mas também quando testemunha uma cena de violência contra outra criança.

Como ensinar a autoproteção?

A criança deve conhecer o próprio corpo e saber identificar o toque de afeto e o toque erotizado. Na prática, ela aprende quais partes do seu corpo são só suas e que ninguém deve tocá-los, assim como reforçar que troca de afeto não é algo obrigatório, mesmo que sejam entre pessoas que ela conhece. Ela não é obrigada a abraçar quando não se sente confortável com isso, por exemplo.

Esse tipo de informação não vai incentivar a atividade sexual precoce. Estudiosos defendem que, na verdade, ela pode adiar, já que a criança se sente confortável para denunciar comportamentos inadequados com ela.

Autoproteção na rotina e na internet

Para exercitar a autoproteção da criança, os pais devem ter o hábito de conversar diariamente sobre a rotina dos filhos. Faça perguntas sobre os acontecimento daquele dia e dê espaço para que a criança fale, evitando “cortar”. Muitas vezes, relatos de violência ou abuso surgem quando ela se sente realmente à vontade com a confiança transmitida pelos pais.

Na Internet, monitore qualquer tipo de acesso e mantenha os computadores em áreas de uso comum da família. É importante ainda instruir crianças e adolescentes sobre o uso seguro da rede, evitando que fale com estranhos ou divulgue fotos e/ou informações pessoais.

Incentivar a autoproteção da criança é muito importante para que ela construa os próprios mecanismos de segurança e aprenda a se defender, sabendo que terão o apoio dos pais em qualquer situação.

bottom of page