Educação positiva: O que é e como aplicar?

Um dos principais desafios dos pais é escolher a melhor forma de educar os filhos, decisão que é tomada diariamente diante de cada responsabilidade. De um lado, há os que defendem uma postura mais severa. De outro, a permissividade. Mas não é preciso escolher apenas um desses dois lados. Há uma linha ao centro, conhecida como educação positiva.

O que é educação positiva?

É uma forma de educar as crianças e adolescentes buscando o equilíbrio. Na educação positiva, os pais estabelecem os limites, mas incentivam a autonomia da criança. Seu principal objetivo é focar no afeto, na compreensão, no aprendizado e no respeito, entre ambas as partes.

É uma importante ferramenta para ensinar a empatia, afinal se você respeita seu filho, ele saberá respeitar o outro. E isso é levado para todos os âmbitos da sua vida. Na educação positiva, não há espaço para castigos físicos ou psicológicos, por exemplo.

Mas isso não quer dizer que não há limites firmes e regras sólidas. O “não” continua sendo o “não”, mas os pais buscam a compreensão dos filhos, estimulando a autoconfiança. Isso ajuda a fortalecer o vínculo entre a família e tem efeitos até no desempenho escolar.

Como aplicar a educação positiva?

O primeiro passo é ajudar o seu filho a pensar sobre as próprias atitudes e situações cotidianas, auxiliando-o a entender porque os pais impõem limites para sua segurança. Explicando, aquele “não” fica mais fácil de ser assimilado, evitando crises de birra ou rebeldia.

Outro ponto importante é dar o exemplo. Cumprir com o que promete, nunca mentir e evitar usar de chantagens vai criar uma relação mais transparente entre pais e filhos. Acredite: seu filho caso aprende muito mais com o que vê você fazendo!

Também não é indicar premiar pelo bom comportamento. É fundamental que as crianças saibam que agir de forma correta é o que deve ser feito, independente do que ela pode ganhar com isso. Mas isso não significa que os pais não devam enfatizar o lado positivo, importante para a autoestima de crianças e adolescentes.

Estabeleça regras

Limites também são importantes na educação positiva, trazendo aprendizado, resiliência e ensinando as crianças a lidarem melhor com os seus problemas. Por isso, estabeleça combinados e regras firmes, além de repreender ações negativas. Não ceder a choro, birra ou insistência faz parte da educação positiva!

Essas são apenas algumas formas de exercer um convívio mais harmônico em casa! Logo, falaremos mais sobre educação positiva.