5 profissões para quem ama escrever

Escrever bem e corretamente é um diferencial importante para conseguir o emprego tão desejado ou se destacar na carreira. Se comunicando de maneira clara e objetiva, o profissional pode desenvolver um bom relacionamento com os clientes, chefes e colegas de trabalho.

Dessa maneira, quem tem prazer por escrever desenvolve uma capacidade de comunicação que chama a atenção, organização rápida dos pensamentos e clareza de raciocínio.

Se a escrita faz parte do seu dia a dia e você não perde a oportunidade de colocar o que sente e pensa em palavras, é importante saber que existem profissões nas quais essa habilidade está intensamente presente.

Jornalismo

Ligada diretamente ao ato de escrever, essa carreira é uma das opções para quem tem uma boa relação com as palavras. Nesse emprego, a principal função é transmitir notícias e informações relevantes por meio da televisão, internet, rádio, veículos impressos, entre outros.

Nos anos de estudo durante o curso, o aluno pratica e aprimora a capacidade de se expressar oralmente e por meio de textos escritos. A língua portuguesa e produção de textos para cada tipo de mídia são disciplinas presentes na grade curricular desta graduação.

No dia a dia, o jornalista procura fontes de confiança, apura fatos e transmite informações verdadeiras para o público. É imprescindível identificar o público-alvo a ser atingido e adequar a linguagem das produções para cada um.

Letras

Dedicado à língua portuguesa, esse curso aborda, também, idiomas estrangeiros e as suas literaturas. Entrar nessa graduação é se aprofundar em um estudo no que diz respeito a cada aspecto da linguagem: fonética, sintaxe, morfologia, semântica, entre outros.

Se você gosta de expressar as suas ideias e opiniões ou tem o dom de desenvolver histórias, essa formação poderá ajudá-lo (a) a escrever bem em diferentes estilos literários. Quem se forma nessa graduação é capaz desempenhar inúmeras atividades que envolvem a produção de textos.

Direito

Estudar a fundo as leis do nosso país faz parte do dia a dia do estudante de direito que, após se formar, irá atuar intermediando conflitos, visando solucionar as questões de acordo com a legislação.

No curso, as disciplinas exigem uma intensa carga de leitura. No entanto, a capacidade de escrever com clareza é o que vai destacar o profissional no mercado de trabalho, uma vez que os textos dos advogados, juízes ou promotores são produzidos com uma linguagem bem específica.

Essa graduação pode ser o melhor caminho para quem gosta de realizar produções mais formais, lembrando que caberá a esse profissional compreender a situação do cliente e redigir petições, contratos ou pareceres representando os interesses dessa pessoa.

Publicidade e Propaganda

Comunicar ideias e divulgar produtos, marcas e serviços são atividades rotineiras no trabalho dos profissionais formados no curso de Publicidade e Propaganda. Ao desenvolver peças publicitárias e campanhas, que visam atingir o público-alvo, não basta, somente, ter a melhor arte ou a música mais especial: os textos precisam estar em sintonia com a mensagem a ser transmitida.

Dessa forma, é necessário que os publicitários conheçam as regras da língua portuguesa, sem deixar de lado a criatividade e originalidade para a criação de produções textuais impactantes e que não sejam esquecidas.

Ciências Sociais

Estudar as origens e como se desenvolveram as sociedades e as culturas atuais é o dia a dia de quem escolhe estudar nesse curso.

Chamado de cientista social, o profissional é um pesquisador dos costumes, hábitos e tipos de relações humanas, analisando os rituais religiosos, os conflitos entre diferentes grupos e os movimentos sociais e políticos.

O trabalho do graduado nessa formação envolve a pesquisa de campo, elaboração de relatórios e projeções sobre o comportamento social e a análise de dados. Com isso, a escrita é utilizada para a apresentação de resultados do trabalho, expondo a realidade dos grupos sociais para políticos, empresários ou sociedade.