Como melhorar a interpretação de texto?

O ato de interpretar textos, para alguns alunos, pode parecer algo que será utilizado somente no dia a dia escolar. No entanto, trata-se de um processo que fará parte da rotina na carreira profissional também, independente de qual área. Afinal, ler textos, ainda que mais frequente em algumas carreiras, está presente na vida de todos.

A interpretação de texto, nada mais é, do que compreender o que está sendo transmitido pelo autor. Muito além de ler palavras, interpretar está relacionado com o conhecimento acerca do que está à sua volta e entender a produção como algo real. Preparamos algumas dicas para que a interpretação de texto se torne mais rápida, prática e fácil.

Leia e explique

Entender todas as frases é extremamente importante. Para isso, você deve ler com calma e pode dividir o texto em trechos menores. Se alguma parte está mais complicada, faça uma pausa, leia em voz alta e explique para si mesmo. Destacar o que considera mais importante e produzir resumos com palavras-chaves pode ser uma boa técnica.

Concentração

Interpretar um texto e se concentrar em uma tarefa andam lado a lado. Dessa forma, é fundamental que você esteja prestando a máxima atenção. Qualquer distração pode fazer com que precise repetir muitas vezes e, ainda assim, não entenda o que o autor está dizendo. Garanta que, no momento da interpretação, você estará totalmente focado para essa tarefa.

O hábito de ler com frequência, sem dúvida, irá aprimorar a sua interpretação de texto. Afinal, quanto mais ler, mais estará exercitando esse processo. Não é necessário focar, somente, nos livros. As matérias jornalísticas, posts em mídias sociais (alerta textão rs) e as publicações em blogs também são produções que contam para a prática da interpretação.

Gramática

À princípio você pode não perceber, mas conhecer a língua portuguesa profundamente faz diferença na habilidade de interpretar textos. Conhecer a gramática irá te ajudar a entender como cada estrutura é importante para a criação do sentido das frases. O dicionário pode ser o seu melhor amigo nesse hábito. Assim, caso encontre alguma palavra desconhecida, rapidamente, irá entender o que ela significa.

Vestibular

É rotineiro os processos seletivos de inúmeras universidades, bem como o ENEM dedicarem perguntas à interpretação de texto. Tenha certeza que entendeu a questão antes de iniciar a leitura da produção textual. Assim, saberá o que está procurando. Durante os seus estudos, inclua os gêneros textuais para que consiga identificar qual está sendo apresentado.

Escreva com frequência

Assim como a interpretação de texto e a concentração estão relacionadas, a leitura e a escrita são melhores amigas. Dessa maneira, se escrever bem é mais garantido que compreenderá melhor os textos. Produza materiais opinativos e narrativos e exercite a dissertação dos vestibulares. Criar resumos do que está estudando e desenvolver um blog sobre assuntos diversos podem ser caminhos significativos.