top of page
  • novcaminhos

Jogos de tabuleiro trazem diversos benefícios para as crianças


Com o excesso de tecnologia, as crianças acabam passando muito tempo brincando com videogames, tablets e smartphones. E isso afasta os pequenos dos tradicionais jogos de tabuleiro, que trazem diversos benefícios para o seu desenvolvimento.

Cérebro em ação

O principal benefício dos jogos de tabuleiro é o efeito positivo no cérebro. Como a atividade exige um alto poder de concentrações, as conexões cerebrais são muito estimuladas. Há estudos que ligam os jogos ao retardo do surgimento de doenças degenerativas, como o Alzheimer. Um exemplo disso é o xadrez, que ajuda a exercitar a memória e as habilidades de tomada de decisão.

Jogos ajudam no aprendizado

Já pensou se a brincadeira ajudar as crianças na escola? Com o estímulo a criatividade e raciocínio lógico, é exatamente isso que os jogos de tabuleiro fazem. Os pequenos crescem com maior capacidade para resolver problemas de diferentes níveis, incluindo física e matemática.

Melhoram as relações sociais

Outro ponto importante é a melhor das relações sociais. Como são jogos em grupo, as crianças ganham momentos de interação que são fundamentais para seu desenvolvimento.

Essa socialização é capaz de constituir comportamentos e noções de cooperação, autocontrole e honestidade. Além, é claro, de ajudar crianças tímidas a fazerem novos amigos.

Benefícios para as relações familiares

Com a rotina corrida, nem sempre os pais conseguem um tempo de qualidade na interação com os filhos. Os jogos de tabuleiro são uma forma de resgatar as noites de brincadeiras em família e fortalecer este vínculo tão importante.

Com isso, os pais conseguem ver também como os filhos se comportam em situações adversas e têm a oportunidade de conversar sobre diversas questões.

Gostou das dicas? Conta pra gente qual jogo de tabuleiro a sua família mais gosta?

bottom of page