Como fazer um resumo eficiente?

Na vida escolar e universitária, os alunos se deparam, cada vez mais, com uma quantidade mais intensa e variada de matérias. Como, então, estudar da melhor forma para todas elas? Um elemento valioso para garantir que todo o conteúdo para as provas seja assimilado é o resumo!

Mas, se não for bem produzido, esse material pode mais atrapalhar do que ajudar. Nesse processo, é importante organizar as informações corretamente. Confira algumas dicas para tornar essa produção mais assertiva:

Destaque termos importantes

Enquanto você está lendo os textos apresentados, naturalmente, algumas palavras vão te chamar mais atenção. Dessa maneira, garanta que elas não serão esquecidas. Abuse das canetas coloridas e marca-texto para destacar as informações e os termos que vão te auxiliar na compreensão do assunto.

Na dúvida, leia novamente

Você só será capaz de produzir um resumo eficiente se tiver entendido, realmente, o que está escrito. Não tenha preguiça e exercite a concentração. Leia o suficiente para compreender o conteúdo de forma completa. Não pule palavras ou linhas para não perder detalhes relevantes desse estudo.

Organização

Muito mais importante do que o tamanho do resumo é a eficiência dele. Dessa maneira, alguns podem ficar maiores do que os outros. Organize as informações com uma ordem de importância dentro de cada matéria. Com essa divisão, você conseguirá visualizar melhor todos os detalhes, sem esquecer dos temas.

Escreva com as suas próprias palavras

Os materiais que você está utilizando foram escritos por outras pessoas. Ainda que procurem ser objetivos, os autores podem não ser tão claros para alguns estudantes. Por conta disso, reúna tudo o que precisa estudar e escreva o que compreendeu com as suas próprias palavras. Com esse processo, você será capaz de perceber se está com dificuldade em algum ponto e focar nele.

Peça ajuda ao professor

Você se dedicou ao produzir um resumo, mas ainda está na dúvida se condiz com a realidade? Apresente-o para o professor e verifique se o conteúdo está de acordo. Faça anotações do feedback que receber e atualize o que escreveu, se necessário.