Como evitar atitudes que atrapalhem seu filho no vestibular?

É natural que a família busque oferecer apoio aos filhos nas mais diversas fases da vida e o vestibular é um desses momentos. Mas esse período é delicado para o adolescente, que pode se sentir pressionado por algumas atitudes dos pais, mesmo que elas tenham ótimas intenções.

Listamos alguns dos comportamentos que podem ter um efeito rebote, ao invés de incentivar o vestibulando pode trazer ainda mais insegurança para o aluno.

1 - Querer influenciar demais na escolha da profissão

A escolha da profissão é um dos pontos que mais geram conflitos entre pais e filhos. E isso acontece geralmente quando a família quer influenciar o adolescente com as próximas experiências.

Nesse momento, o ideal é ajudar o seu filho a pesquisar sobre a área de interesse dele e expandir os seus conhecimentos sobre o mercado de trabalho. O importante é acolhê-lo e deixá-lo livre para escolher o próprio futuro.

2 - Fazer comparações

Comparar não é bom em nenhuma fase de desenvolvimento. Com adolescentes em fase de vestibular, essa atitude é ainda pior. Frases como “Fulano passou na faculdade direto do terceiro ano”, podem para gerar insegurança.

Falar de pessoas que tiveram bom desempenho deve ser sempre em tom de conversa, nunca de comparação.

3 - Cobrar demais

Acredite: seu filho já está se cobrando! Não é preciso falar de provas todos os dias, exigir notas altas e cargas de estudo demasiadas. Os pais pais podem participar da fase de pré-vestibular, mas é preciso cuidado para não transformar o interesse em pressão exacerbada.

4 - Cobrar de menos

Da mesma maneira que ficar sempre “em cima” do vestibulando não é muito indicado, deixar o adolescente sozinho também é prejudicial. Estar presente, demonstrar interesse e conversar sobre as dificuldades do aluno é uma forma de incentivar, sem passar sermão.

5 - Tratar o vestibular como uma chance única

É natural que os pais desejem que os filhos passem no vestibular de primeira. Mas isso nem sempre acontece e tudo bem! Não é o fim do mundo! O adolescente terá outras chances e é importante que os pais demonstrem esse sentimento, para que ele sinta confiança suficiente de estudar sem tanta pressão.