top of page
  • novcaminhos

5 dicas para economizar água


Uma das questões ambientais que mais precisa de atenção imediata é o desperdício de água. Apesar de ser claro que é necessário economizar, o Brasil ainda manda milhões de litros de água por dia pelo ralo. O país é o segundo maior consumidor de água no mundo.

Economizar é um dever de todos nós, para garantir que as próximas gerações possam usufruir deste recurso natural tão importante. Com disciplina e atenção, o consumo consciente da água pode ser praticado por qualquer pessoa.

Veja 5 dicas eficientes para começar a economizar água hoje!

1 - Feche as torneiras

Nunca deixe a torneira aberta enquanto lava as mãos, escova os dentes ou faz a barba. Com essa atitude você poderá economizar de 12 a 80 litros de água. Enquanto a torneira está aberta, de 12 a 20 litros de água caem pelo ralo por minuto.

Torneiras que estão pingando devem ser consertadas o quanto antes, pois podem desperdiçar mais de 20 litros. Para lavar a louça, também procure ensaboar antes de abrir a torneira.

2 - Cuidado com a descarga

Apenas 6 segundos de acionamento de descarga pode consumir até 10 litros de água. Evite pressioná-la por muito tempo e sem necessidade. Além disso, não jogue lixo (papel higiênico, fio dental, cabelos ou cigarros) no vaso sanitário, pois será necessário mais água.

3 - Não tome banhos demorados

Sabe quantos litros de água são gastos em um banho de 5 minutos? 60! Agora multiplique esse número pelo tempo do seu banho habitual. Será que você precisa passar 20, 30 minutos? É bom repensar!

4 - Calçada não precisa de água

Evite lavar a calçada! Faça a limpeza com vassoura e se for necessário retirar alguma sujeira difícil com água, prefira um balde, com água de reuso da máquina de lavar roupas.

5 - Evite usar mangueiras

Quem costuma usar mangueira pode desperdiçar até 280 litros de água em apenas 15 minutos. Então, evite ao máximo! Para lavar o carro – uma vez por semana é suficiente – conte com a ajuda de baldes e panos. Use um regador para molhar o jardim e as plantas.

bottom of page