top of page
  • novcaminhos

Como estudar política para o ENEM?


Política é um dos assuntos mais discutidos atualmente no noticiário, por isso deve ser abordada no ENEM. Mas é difícil deduzir como, por isso os estudantes devem se preparar de forma ampla para a prova.

De maneira geral, a abordagem desse tema costuma trazer questionamentos que propõem uma abordagem reflexiva e crítica de fatos históricos no Brasil e no mundo. O universo político pode não ser fácil de compreender, mas é preciso ficar atento para não perder os acontecimentos, afinal as chances de se deparar com uma redação sobre política no Enem é grande.

Dicas para estudar política para o ENEM

O primeiro passo é se livrar de qualquer armadura sobre o assunto. Esqueça aquele clichê “não gosto de política!”. Se você quer ir bem na prova, é preciso entender o sistema político no Brasil e no mundo.

Para isso, leia sobre o assunto. Estude como funciona os Poderes e se informe com os principais jornais do país. Procure ler diversas matérias sobre as mesmas questões, para se beneficiar de diferentes pontos de vista.

É fundamental conhecer nomes e seus cargos, para não ser pego em pegadinhas simples. Procure também ler artigos sobre a influência de algumas situações na História e procure manuais de ciências políticas. Um título interessante é o livro “Sistema Político Brasileiro: uma introdução”, organizado por Lúcia Avelar e Antônio Octávio Cintra, que é uma coletânea de artigos sobre como funciona o nosso sistema político.

bottom of page