- novcaminhos
Slime: Quais os cuidados com a brincadeira?

O slime é uma verdadeira febre entre a criançada! A massinha colorida, com um aspecto meio gosmento, conquistou meninos e meninas, especialmente pelos vídeos de sucesso no YouTube e receitas milaborantes.
De primeira, o brinquedo parece inofensivo. Mas é bom os pais ficarem de olho sempre que os pequenos prepararem a receita.
Do que é feito o slime?
O perigo está nos ingredientes! Existem variadas receitas disseminadas entre as crianças e adolescentes, incluindo alguns produtos que podem colocar em risco a saúde de quem manuseia o slime, como o borax (ou borato de sódio).
O bórax é um substância alcalina que pode ser encontrada em produtos de limpeza domésticos e na indústria. O contato com ele pode acarretar complicações como irritação no trato respiratório, náusea, vômitos e diarreias, além de vermelhidão, prurido e dor na pele. Até a cola branca pode causar irritação nos olhos e na pele, assim como a espuma de barbear.
É importante lembrar que as crianças ainda estão em desenvolvimento e, portanto, elas são mais suscetíveis ao aparecimento de lesões inflamatórias e irritativas na pele. Por isso, o ideal é preferir ingredientes que sejam hipoalergênicos e dermatologicamente testados.
Dicas pra brincar
O slime só é recomendado para crianças maiores de 6 anos. É fundamental orientar a lavagem das mãos com água pura em abundância e o uso de hidratantes para a pele das mãos após o contato com a substância, principalmente quem sofre de dermatite atópica.
Receita segura para o slime
1 xícara de chá de cola branca
1 xícara de chá de espuma de barbear
1 pote para misturar
Água boricada
Tinta guache ou corante para decorar
Modo de preparo
Coloque a cola no recipiente, acrescente a espuma de barbear e misture. Quando os ingredientes formarem uma massa homogênea, acrescente a água boricada com um conta gotas e continue misturando. É importante não colocar muita água boricada para não passar do ponto.
Assim que a água boricada for absorvida, a massa ficará com um aspecto pegajoso. Quando chegar a esse ponto, o slime estará pronto.