• novcaminhos

Slime: Quais os cuidados com a brincadeira?


O slime é uma verdadeira febre entre a criançada! A massinha colorida, com um aspecto meio gosmento, conquistou meninos e meninas, especialmente pelos vídeos de sucesso no YouTube e receitas milaborantes.

De primeira, o brinquedo parece inofensivo. Mas é bom os pais ficarem de olho sempre que os pequenos prepararem a receita.

Do que é feito o slime?

O perigo está nos ingredientes! Existem variadas receitas disseminadas entre as crianças e adolescentes, incluindo alguns produtos que podem colocar em risco a saúde de quem manuseia o slime, como o borax (ou borato de sódio).

O bórax é um substância alcalina que pode ser encontrada em produtos de limpeza domésticos e na indústria. O contato com ele pode acarretar complicações como irritação no trato respiratório, náusea, vômitos e diarreias, além de vermelhidão, prurido e dor na pele. Até a cola branca pode causar irritação nos olhos e na pele, assim como a espuma de barbear.

É importante lembrar que as crianças ainda estão em desenvolvimento e, portanto, elas são mais suscetíveis ao aparecimento de lesões inflamatórias e irritativas na pele. Por isso, o ideal é preferir ingredientes que sejam hipoalergênicos e dermatologicamente testados.

Dicas pra brincar

O slime só é recomendado para crianças maiores de 6 anos. É fundamental orientar a lavagem das mãos com água pura em abundância e o uso de hidratantes para a pele das mãos após o contato com a substância, principalmente quem sofre de dermatite atópica.

Receita segura para o slime

1 xícara de chá de cola branca

1 xícara de chá de espuma de barbear

1 pote para misturar

Água boricada

Tinta guache ou corante para decorar

Modo de preparo

Coloque a cola no recipiente, acrescente a espuma de barbear e misture. Quando os ingredientes formarem uma massa homogênea, acrescente a água boricada com um conta gotas e continue misturando. É importante não colocar muita água boricada para não passar do ponto.

Assim que a água boricada for absorvida, a massa ficará com um aspecto pegajoso. Quando chegar a esse ponto, o slime estará pronto.

#slime #febre #crianças #brincadeiras

  • Branca Ícone Instagram

Contato

Telefone:

(13) 3251.5174

E-mail:

caminhos@escolanovoscaminhos.com.br

Localização:

Av. Senador Pinheiro Machado, 495 - Santos/SP.