A cena é um verdadeiro pesadelo para os pais! Crianças de qualquer idade podem ter crises de choro incontrolável, inclusive em locais públicos. Brigar e gritar mais alto não é a melhor alternativa para lidar com essas situações e pode piorar as coisas.
Separamos 5 dicas para você lidar com os pequenos:
1 - Contar até se acalmar
Uma técnica muito legal para espantar a raiva e a frustração é fazer uma contagem regressiva, quando se está muito nervoso. É simples, fácil de lembrar e ajuda a criança a se distrair e controlar a respiração sem perceber.
2 - Peça um abraço
Ensine, desde cedo, que não há problema assumir que o que mais precisamos em momentos assim é um abraço. Esse gesto simples e carinho ajuda a criança a se sentir mais acolhida, como se os pais entendessem o que ele está passando.
3 - Aperte algum objeto
Quem nunca sentiu vontade de quebrar algo quando se está nervoso? Não é diferente com as crianças, por isso algumas tendem a jogar brinquedos e o que estiver pela frente. Por isso sempre é bom ter um ursinho ou uma bolinha macia para ensinar o pequeno a apertar, contando e controlando o momento de frustração.
4 - Mude o foco da situação
Não adianta usar a situação de crise e extremo para passar um belo sermão. O ideal é mudar de assunto e de ambiente, distrair a criança com outra atividade - mais calma, como um momento de leitura - e depois conversar sobre o que aconteceu.
5 - Cante uma música
Essa técnica é especial para as crianças menores. Quando o pequeno estiver muito nervoso, incentive-o a cantar uma canção que ele gosta.