top of page
  • novcaminhos

Outubro Rosa: A importância da mamografia no diagnóstico precoce


A campanha Outubro Rosa é uma das iniciativas de maiores sucessos do INCA. Em 2019, o tema é "Câncer de mama: juntos, sem medo". A iniciativa tem como objetivo fortalecer as recomendações do Ministério da Saúde para o rastreamento e o diagnóstico precoce do câncer de mama, trazendo acolhimento para milhares de mulheres.

Afinal, a união traz força para enfrentar as dificuldades que chegam junto com a doença. Por isso é tão importante compartilhar informações sobre o câncer de mama, promover a conscientização sobre a doença, proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade.

Diagnóstico precoce é principal arma contra a doença

Você sabia que o câncer de mama, quando descoberto no início, tem 95% de chance de cura? Não é a toa que cários estudos têm confirmado a importância da mamografia na redução da mortalidade pela doença.

O exame é extremamente importante para mulheres que tenham histórico de câncer na família, apesar da doença também surgir em quem não tem ocorrência familiar. O rastreamento mamográfico deve incluir mulheres a partir dos 40 anos de idade.

Se existir um caso na família, como tia, irmã ou mãe, o indicado é realizar o exame todos os anos a partir dos 35 anos de idade. A ultrassonografia de mama deve ser antecedida pela mamografia e complementa o exame de mamografia.

bottom of page