Você participa da vida escolar do seu filho?

Quantas vezes você foi à escola do seu filho esse ano? Deixou de participar de alguma reunião? Ou de assistir às apresentações? Com a proximidade de um novo ano letivo é hora de revermos nossos comportamentos e ficarmos mais atentos à rotina escolar dos nossos filhos.

Sabemos que existem muitos motivos para isso. Falta de tempo, excesso de trabalho e preocupações. Mas, infelizmente, um dos papéis que não é possível delegar é o de pai e mãe. E a presença dos pais no dia a dia da escola é um passo fundamental para a construção da autoestima do aluno.

Pais são referência das crianças

Especialmente na primeira infância, as crianças se espelham muito nas atitudes e nos sentimentos dos pais. Por isso, quando acompanhamos a rotina escolar, passamos a entender muito dos comportamentos e personalidade da criança.

A influência dos pais é base fundamental ao longo da formação e desenvolvimento na infância e é nessa fase que são transmitidos valores para os filhos. É fundamental conhecer os professores, as pessoas que convivem com a criança ou adolescente.

Como participar mais?

• Fique atento ao calendário de eventos e compareça;

• Faça a lição de casa e ajude seu filho na preparação para as provas;

• Converse diariamente sobre os acontecimentos na escola;

• Procure conhecer os amigos dos seus filhos e os pais dos mesmos.

Participar da vida escolar do filho é uma tarefa que pode e deve ser executada de diversas maneiras. A relação entre vocês fica mais forte e harmônica.