top of page
  • novcaminhos

Verão na praia: Como cuidar da segurança das crianças?


O verão está chegando e nada melhor que curtir os meses mais quentes na praia, não é mesmo? Quem tem crianças em casa precisa tomar alguns cuidados para que a diversão não se transforme em dor de cabeça.

Observar para prevenir!

O primeiro passo para evitar acidentes é analisar o ambiente antes de sair de casa, prevendo o que pode acontecer. Por isso, uma pulseira ou tag de identificação é fundamental para passeios em praias ou clubes. Lembre-se de preparar com material impermeável, para que as brincadeiras na água não apaguem os contatos dos pais.

Crianças devem ser supervisionadas por adultos

Você sabia que os os afogamentos são a segunda causa de morte e a oitava de hospitalização na faixa etária de 1 a 14 anos? Mesmo poucos minutos são extremamente perigosos para uma criança se distanciar dos pais e se afogar. Por isso, um adulto SEMPRE tem que estar por perto, mesmo que a criança saiba nadar.

Cuidados com o excesso de sol

O melhor horário para atividades ao ar livre é até às 10 horas e após as 16 horas, mas nenhuma criança deve ficar muitas horas seguidas expostas ao sol.

Bebês, por exemplo, podem ficar no máximo 20 minutos. Após esse tempo, os pais devem priorizar um lugar ventilado e com roupa fresca. Esse tempo aumenta gradativamente com a idade da criança, mas a exposição direta não deve ultrapassar as duas horas consecutivas.

bottom of page