• novcaminhos

Como evitar ataques de birra?


As birra são um verdadeiro desafio para pais! Quem nunca sofreu com elas? Mas é preciso manter a calma e entender o que está por trás do comportamento para, quem sabe, conseguir evitá-lo.

Para conseguir fazer isso - minimizar a frequência, intensidade e a duração das birras - os pais devem procurar as causas da frustração da criança, proporcionando apoio e uma experiência positiva durante a situação.

Birra é normal

Durante os primeiros cinco anos de vida, as birras serão comuns. A criança está aprendendo que as coisas nem sempre acontecem como ela quer. E como pais, devemos ajudá-los a lidar com essas emoções, principalmente porque - quase sempre - os episódios são pedidos de ajuda.

O que fazer para evitar?

1 - Previna-se

Se a criança costuma ser impaciente em esperar algo, numa fila ou na recepção de consultório médico, por exemplo, seja prevenido(a). Leve jogos simples e lanches rápidos.

2 - Identifique os sentimentos

Faça perguntas para checar se a irritação vem do cansaço, da fome, sono ou até alguma dor que a criança esteja sentindo.

3 - Seja compreensivo

Ajude seu filho a se acalmar, pois no momento da birra isso pode ser o melhor a se fazer, já que a criança dificilmente ouvirá uma bronca ou acatará a um comando, pois está fora de controle.

4 - Ofereça escolhas

Imposições podem piorar a situação. Lembre-se que as crianças são indivíduos que merecem ter sua opinião respeitada. Em alguns casos é necessário que os pais determinem o que deve ser feito, mas sempre que possível permita que seu filho possa tomar algumas decisões.

5 - Rotina

Crianças se sentem seguras sabendo o que vai acontecer. Tenha uma programação diária e tente segui-la criteriosamente. É importante que a criança saiba que existe hora para almoçar, brincar, tomar banho, dormir, etc.

Evite ignorar!

Muitos pais usam essa premissa para lidar com as birras, mas nem sempre é uma boa ideia. É melhor mostrar apoio e dizer que você sempre estará ali.

#birras #comoevitar #crianças #birraénormal

  • Branca Ícone Instagram

Contato

Telefone:

(13) 3251.5174

E-mail:

caminhos@escolanovoscaminhos.com.br

Localização:

Av. Senador Pinheiro Machado, 495 - Santos/SP.