top of page
  • novcaminhos

Estimule a autonomia do seu filho desde cedo


Durante a primeira infância é importante que a criança sinta que sua liberdade e opinião são respeitadas, por isso os pais devem tentar estimular a autonomia dos pequenos desde cedo.

Quando os pequenos sentem essa confiança, crescem com mais alegria e determinação, além de verem nos pais um porto seguro.

Como estimular a autonomia das crianças?

O primeiro passo é ser paciente, pois é preciso esperar mais tempo para algo ser feito e falhas vão ocorrer. É importante lembrar que a criança está aprendendo e naturalmente aperfeiçoará suas habilidades ao longo do tempo.

Confira algumas tarefas que os pequenos podem fazer:

Vestir-se

Separe algumas opções de roupas para a criança ter poder de escolha. Se tiver idade para se vestir, ensine com paciência e deixe que tente.

Rotina de higiene

Mesmo que o adulto faça a maior parte, incentive que a criança tente lavar as mãos, escovar os dentes, passar creme e assoar o nariz, por exemplo.

Preparar um lanche ou refeição

Lavar frutas, legumes e verduras. Passar manteiga no pão ou montar seu próprio sanduíche. Misturar o leite. Tarefas simples e que fazem uma enorme diferença na autoconfiança dos pequenos.

Cuidar do lar e da limpeza

Varrer, dobrar toalhas e tirar o pó são tarefas que seu filho pode fazer sozinho! As crianças pequenas normalmente têm bastante interesse em participar das tarefas domésticas do dia a dia. Elas também podem regar plantas e arrumar a cama.

bottom of page