Aquela febre apareceu e você já tem arrepios só de pensar em medicar seu filho? Dar remédio para criança realmente não é uma tarefa fácil em muitas famílias, que sofrem com recusa, choro e ataques de birra.
O primeiro passo é pedir auxílio do pediatra! Preparamos também cinco macetes que salvam os pais menos experientes:
1 - Mantenha a calma
Sua atitude é um espelho para a criança. Se você manter a calma, o processo será mais fácil. O mais importante é fazer a criança compreender a importância de tomar aquele medicamento. Converse – se a criança tiver mais de dois anos, ela vai entender.
2 - Experimente antes
Evite dizer que o remédio tem gosto saboroso se você não experimentou. Provar uma gotinha serve para dar o exemplo à criança e exercitar a empatia, especialmente se for ruim. Seja sempre honesto e fale se o sabor não é bom, mas que é só um golinho para o pequeno melhorar e poder brincar.
3 - Use seringa
Com a seringa, os pais encontram a maneira mais prática de ministrar medicamentos líquidos em crianças, principalmente recém-nascidas. Para evitar engasgos, prefira dar o remédio encostando a seringa na parte interna da bochecha, a sensação é bem melhor. O mesmo vale para colher e copinho.
4 - Água ou suco
Tenha sempre ao alcance um copo de água ou suco, para oferecer depois e disfarçar o gosto ruim na boca. Misturar não é uma boa ideia, a menos que seja uma indicação médica.
5 - Brincadeiras
Que tal fazer uma aposta? Encha um outro copinho com algum líquido parecido e veja quem toma primeiro. Esse é apenas um exemplo de brincadeiras que podem tornar o momento mais leve e descontraído.