top of page
  • novcaminhos

Criança tem que ser criança! Como preocupações estéticas aumentam insegurança dos pequenos?


A infância é para brincar e aprender. Explorar a vida sem preocupações. Mas, atualmente, é possível ver crianças cada vez mais inseguras com a própria vaidade.

São crianças expostas desde cedo a tratamentos capilares - como alisamentos químicos, fazer as unhas, usar roupas da moda e até se preocupar se as sobrancelhas são grossas demais ou não.

Esse tipo de cobrança pode trazer efeitos profundos a autoestima delas!

Indústria estimula consumismo infantil

Um dos focos desse novo cenário é a indústria de produtos infantis, que investe cada vez mais num novo modelo de infância, com marcas e produtos que são objeto de desejo. E isso vai além do vestir ou usar. É cada vez mais comum que as crianças e adolescentes estejam com a aparência do próprio corpo, recorrendo a dietas, exercícios físicos e até procedimentos cirúrgicos.

Não é saudável que uma menina não queira brincar e correr com os amigos, porque não quer estragar a roupa ou porque está de salto alto (como muitas marcas de sapatos infantis propõem precocemente). Criança tem que brincar, se sujar, experimentar coisas novas.

Como mudar isso?

Se você está sentindo esses efeitos nos seus filhos, uma boa forma de mudar esse quadro é incentivar a diversidade. Nem todo mundo tem o mesmo tom de pele, textura de cabelo, largura dos quadris ou o formato das sobrancelhas. É importante que as crianças entendam isso.

E, claro, impondo limites. É importante saber dizer não. Crianças ainda não têm discernimento para entender o que não é natural na fase em que estão vivendo. Por isso, os pais devem exercer sua autoridade, com firmeza e cuidado.

bottom of page