Crianças são naturalmente curiosas quando estão em contato com a natureza e isso pode ser estimulado com o cultivo de uma pequena horta em casa.
Quando observam uma semente florescer, os pequenos entendem seu poder de fornecer os cuidados e nutrientes para que ela se transforme. Isso causa uma sensação de realização e autonomia que marca a criança para sempre.
Por onde começar?
Com centenas de opções de espécies, nossa dica é começar por aquelas que florescem mais rápido e se adaptam bem a espaços pequenos. Dessa forma, as crianças não perdem o interesse no jardim porque está demorando muito para crescer.
O girassol é uma boa opção. Ele começa a brotar em uma semana e logo também surgem centenas de sementes que podem ser replantadas. A cor da flor também chama a atenção, o que favorece um colher mais lúdico para os pequenos.
Outras opções interessantes é alface, ervilha, tomates cereja, morangos e cenouras, que também crescem rápido e incentivam a alimentação saudável.
Dê o exemplo
Para as crianças se interessarem pela atividade, os adultos da família têm que dar o exemplo. Seja entusiasmado, mostre à criança que é divertido passar algum tempo no jardim. Prepare o ambiente, tenha ferramentas de tamanho infantil de boa qualidade e um espaço bem organizado para trabalhar no jardim.
Quais os benefícios da jardinagem para crianças?
Exercitar a autoconfiança e responsabilidade ao cuidar de uma planta dia após dia;
Conhecer espécies de plantas, flores e vegetais;
É uma atividade física diversificada e um ótimo hobby para os finais de semana;
A criança explora texturas da natureza;
Melhora no trabalho em equipe, já que estará sempre sendo auxiliada por irmãos e os pais;
Mais interesse por alimentação saudável;
Mais tempo em família e estreitamento do vínculo entre pais e filhos;
Desenvolvimento do respeito à natureza e ao meio ambiente.