top of page
  • novcaminhos

Por que brincar de areia faz bem às crianças?


As brincadeiras na infância ganham um astral diferente quando se é ao ar livre, não é mesmo? Especialmente na areia, que pode ser na praia ou no parquinho. Nem sempre é a atividade favorita dos papais, que ficam de cabelo em pé só de pensar na bagunça, mas esse tipo de passeio traz diversos benefícios para o desenvolvimento infantil.

A areia na “primeira infância”

As nossas habilidades sensoriais são desenvolvidas nos primeiros anos de vida e estímulos vindos de diferentes texturas são muito importantes nesse processo. Brincar na areia diverte a criança e proporciona esse ambiente propício a estímulos. Além disso, todos os seus outros quatro sentidos são privilegiados.

Outra fase importante é após os 5 anos de idade, quando a brincadeira é o meio para socializar e interagir com a natureza e o universo do “faz de conta”. Esta etapa é crucial para o contato da criança com a realidade que se apresenta, e as brincadeiras, em geral, são grandes ferramentas para que as crianças explorem o mundo.

Areia traz muitas possibilidades de brincadeiras

Para potencializar os benefícios das brincadeiras, os pequenos podem utilizar instrumentos, como garrafas pets, pauzinhos para desenhar e brincar de comidinha. Enterrar as partes do próprio corpo também é uma das brincadeiras favoritas e ajuda na etapa de domínio da reversibilidade.

Misturar a areia com água, por exemplo, e depois decantá-la pode ajudar na compreensão de noções como comprimento, de distância, peso, quantidade e volume.

Dica!

Para que a brincadeira seja segura, os pais devem se certificar que não há restos de fezes de animais no ambiente de brincadeira.

bottom of page