top of page
  • novcaminhos

Por que é importante brincar sozinho?


Muitos pais se sentem inquietos quando veem os filhos brincando sozinhos, imaginando que eles não estejam se desenvolvendo de forma adequada. E isso acontece especialmente se a criança está sem algum brinquedo, algo que soa estranho diante da quantidade exorbitante de opções pedagógicas que temos atualmente.

Brincar sozinho também é divertido

Brincar, criar fantasias e se expressar (muitas vezes através de faz-de-conta) pode ser extremamente divertido para os pequenos, já que eles conseguem “se soltar” de uma forma que poderiam não conseguir quando estão interagindo com algum cuidador.

Isso é ainda mais gritante quando a pessoa adulta com quem se brinca se mostra muito ansiosa, muitas vezes guiando a criança de forma ativa demais, impedindo que ela experimente a atividade do seu próprio jeito.

Família precisa dar espaço à criança

Os pais devem entender que as crianças não precisam de interação o tempo todo. Algumas vezes, o importante é ter alguém por perto - caso ela necessite, mas que permita que ela desfrute da própria companhia. Isso é importante para a promoção da autoconfiança, autoestima e segurança.

Mas, lembre-se! A criança deve estar confortável também. Se ela solicita que alguém brinque, é bem provável que realmente precise dessa sensação de segurança.

bottom of page