top of page
  • novcaminhos

Meu filho começou a gaguejar. É normal?


A disfluência – popularmente chamada de gagueira – é uma alteração no ritmo normal da fala e caracteriza-se pela repetição de sons, sílabas, palavras, prolongamentos ou até um bloqueio total da linguagem. O distúrbio pode aparecer acompanhado ainda de movimentos corporais e faciais (conhecidos como tiques).

A gagueira pode aparecer por volta dos 2, 3 anos de idade. De primeira, fica difícil diagnosticar que é mesmo a disfluência, especialmente se a criança estiver apenas começando a se expressar. Nessa fase é normal apresentar relutância em falar de forma passageira, um processo natural do desenvolvimento de linguagem.

É só por volta dos 3 anos e meio que já espera-se uma maior desenvoltura com a fala. Caso os pais percebam a gagueira após essa idade, o recomendado é buscar uma avaliação fonoaudiológica com urgência.

Dicas para lidar com a gagueira

– Não ria, faça piada ou ridicularize a criança. Esse tipo de atitude traz consequências severas para o seu desenvolvimento emocional.

– Não peça calma e nem sugira que ela pense e/ou respire antes de falar. A gagueira é involuntária e não é possível controlá-la.

– Fale sobre o assunto com carinho e naturalidade.

– Quando estiver conversando com a criança, olhe em seus olhos e preste atenção ao conteúdo da fala (e não aos episódios de gagueira)!

bottom of page