A Internet está na nossa casa, na escola, na palma da mão das crianças. É difícil controlar o acesso com tantas ferramentas e dispositivos conectados. Mas é preciso vigilância constante!
Com muitos conteúdos impróprios e a ação de pessoas mal intencionadas na rede, a família deve ficar atenta à importância de garantir o uso seguro pelas crianças.
Está em dúvida do que fazer? Preparamos algumas dicas:
1 - Converse
O diálogo em casa é fundamental e esclarecedor para que as crianças compreendam riscos e saibam lidar com situações em que os pais não estarão por perto. Apresente exemplos do que pode acontecer - de acordo com a faixa etária - e explique como a criança deve agir.
Lembre-se de deixar claro que os pais não ficaram bravos caso a criança leve algum problema a eles. Se você “explodir” com alguma situação, o mais provável é que ela não recorra novamente à você em uma próxima ocasião.
2 - Monitore
Nos primeiros anos de vida, as crianças não possuem repertório suficiente para distinguir o que é real e o que é fantasia. Toda informação deve ser acompanha de perto para garantir que a criança absorva apenas aquilo que é adequado.
3 - Estabeleça limites
Mesmo que a criança seja apaixonada por tecnologia, não pode passar o dia todo conectada. Os estímulos são saudáveis sem excessos. Estabeleça quanto tempo os pequenos podem utilizar o celular, tablet ou TV, e não abra exceções com frequência.
4 - Nunca subestime conteúdos “infantis”
Muitos golpistas se aproveitam de desenhos famosos - como Peppa Pig e Frozen - para produzir conteúdo inapropriado para crianças. Procure ouvir, assistir o desenho inteiro e verificar a origem do vídeo antes de mostrar para o seu filho.
5 -Tenha plataformas infantis seguras como aliadas
Os filtros de recomendação que sugerem conteúdos infantis não são o suficiente. O YouTube Kids é um exemplo e lembram que nenhum filtro é 100% seguro. A Netflix também tem uma área específica para crianças. Bloqueie aplicativos maliciosos e siga monitorando.
댓글